Home
>Situação
Sistema
Benefícios
Agregadores
Contato
A questão da dificuldade no descarte adequado do óleo de cozinha usado, tem solução.
Geralmente, o óleo de cozinha é jogado na pia o que causa entupimentos no encanamento, quando não é descartado em locais tão inapropriados como, por exemplo, em terrenos baldios, vasos sanitários, no lixo, etc.

Hoje, no mundo todo, a coleta do óleo de cozinha usado em residências e estabelecimentos comerciais é realizada com o auxílio de pequenos recipientes (garrafas PET, baldes, etc.), em cujos fluidos oleaginosos são removidos manualmente até contentores maiores, como, por exemplo, bombonas, latões e similares, onde é estocado até a retirada do imóvel. Esta tarefa tem como inconveniente o excessivo manuseio do óleo nos diversos recipientes e contentores, o que acaba por gerar resíduos e sujidades nos mesmos e no entorno do local em que se dá a operação. Tal inconveniente gera uma restrição / resistência à implantação da coleta seletiva do óleo de cozinha nos potenciais pontos de coleta.

A operação do Sistema"DEC" (Despejo, Estocagem e Coleta) consiste no despejo do óleo de cozinha usado por meio de um bocal de recebimento dotado de tampa e tela para filtragem de resíduos sólidos e outras substâncias no interior de um sistema de dutos totalmente aquecidos, para que se evite a solidificação do óleo dentro da tubulação que gera seu entupimento.

Os referidos bocais estarão preferencialmente localizados próximos ao local de consumo e utilização do óleo, ou seja, em cozinhas ou áreas de serviço, que descerá por gravidade no interior do sistema de dutos, localizado em prumada interna ou externa, específica para esse uso, até chegar ao reservatório localizado no andar térreo, onde será estocado para posterior embarque em veículo, e transportado até uma unidade recicladora.